Descrição

Coagitando | Devocional Bíblico Temático - Reflexões e cogitações sobre a Palavra de Deus

17 abril 2018

Despertamento divino

"Então, se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do Senhor, que está em Jerusalém." (Esdras 1:5).

Os livros de Esdras e de Neemias surgem na seguimento dos acontecimentos do livro de Crónicas. Um grupo de judeus tinha sido levado cativo para a Babilónia (entre 605 e 586 A.C.) e agora, Deus estava chamá-los de volta para Israel. Lemos em Esdras 1:1 que Deus despertou Ciro, o rei da Pérsia, no sentido de permitir a saída para a edificação dos muros e do templo em Jerusalém. O Senhor despertou os líderes, os sacerdotes, os levitas e o povo para a edificação da Casa do Senhor. É Deus quem desperta os corações.

Zorobabel conduziu o primeiro grupo no início do império persa (cerca de 536 A.C.) e quase 80 anos depois, Esdras foi com um grupo menor. Esdras também dispôs o seu coração para buscar a Lei do Senhor e para a cumprir e ensiná-la em Israel (7:10). O escriba e sacerdote Esdras é um bom exemplo para nós. Devemos ter um coração disposto a obedecer a Deus e ensinar a Sua Palavra.

Esta simbiose de Deus em despertar corações para que se disponham para Ele é fundamental na edificação da obra do Senhor. É Deus quem nos desperta, somos nós que temos que nos dispor para Deus e para o seu serviço.